Carlos Teles   •   Abril 21, 2019

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Você já visitou alguma empresa onde o atendimento foi um desastre? Ou ligou para alguma empresa para resolver um problema e ganhou dois?

Infelizmente, isto é muito comum hoje em dia. Muito mais do que deveria ser. Mas eu preciso contar uma coisa a você. Boa parte das vezes, não é culpa do funcionário somente.

É nítido ver que o funcionário está seguindo um procedimento e processo da empresa que está quebrado e que geralmente resolve o problema da empresa, mas não do cliente.

Primeiramente a empresa precisa ter seus VALORES bem definidos e esses mesmos valores devem estar bem claros na mente de toda equipe, tão claro que se você perguntar para qualquer funcionário ele saberá te responder prontamente.

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A palavra valor pode significar merecimento, talento, reputação, coragem e valentia.

Para fazer isso a empresa não precisa criar um treinamento que faça o líder ficar me cima da equipe para ver se o trabalho está sendo feito da maneira correta, pelo contrário. Precisa criar um treinamento que identifique e também apresente ao funcionário quais são os reais valores e culturas da empresa. Analisar se os funcionários possuem esses mesmos valores e utilizar o mesmo procedimento para as novas contratações.

Tem que empoderar e dar liberdade para o funcionários e equipe tomar decisões, e a meta de atendimento deve ser sempre oferecer um atendimento excepcional, dando a eles a permissão necessária para cuidar do cliente da melhor maneira possível. E confiar que a equipe faça isso respeitando uma regra: usar o bom senso em todas as situações.

Se eles tiverem que ficar pedindo permissão a cada passo, logo vão se sentir frustrados e você, sobrecarregado.

Então pense como você pode criar um treinamento ou manual que seus funcionários possam seguir e exercer os valores já alinhados com sua empresa.

Conclusão

Quando você vai começar a repassar seus valores para toda equipe e treiná-los para que eles sintam-se a vontade para negociar e ajudar seu clientes a tomar a melhor decisão deixando-o cada vez mais satisfeitos?

Isso faz sentido pra você? Conta pra mim qual experiência está proporcionado para seu cliente?

E então? Pronto para colocar essas dicas em prática? Ajuste seu plano de marketing digital, trabalhe nas suas metas, foque no objetivo e deixe sua marca fazer diferença na vida das pessoas. =)

Agora é ir pra cima!
Bora trabalhar.