Blog Carlos Teles   •   Janeiro 2, 2019

Insigths e Tendências de Marketing Digital para 2019

SSempre no final de ano e/ou no começo de um novo, clientes e amigos me perguntam na minha visão quais as principais tendências em Marketing Digital para 2019. Listei abaixo alguns insights que tive sobre o assunto e como imagino que seja o Marketing Digital nesse ano novinho que nos espera. Bora pra leitura!

Marca com participação dos usuários

Cada vez mais as empresas têm se mostrado confiantes na interação com os usuários na internet, de forma a agregar valor à marca e consecutivamente o aumento do engajamento do público. De acordo com uma pesquisa da Marketing Tech News, 49% dos consumidores tendem a pagar mais para comprar de uma empresa que eles enxergam como positiva. Visto isso as empresas tendem a aplicar esse conceito à sua estratégia de Branding.

Busca voz

Há algum tempo o Google vem melhorando sua ferramenta de pesquisa por voz através de assistentes nativos dos smartphones. Com o avanço da tecnologia essa forma de busca por voz, exige que os sites cada vez mais sejam otimizados para alcançar essas pessoas e alimentar sua estratégia de marketing digital com esse fluxo de usuários.

Micro-momentos

O Google usa o termo micro-momentos para aqueles casos de busca específicas feita pelo usuário, principalmente dentro da jornada de compra do consumidor.

Segundo o Google, existem 4 micro-momentos:

  • eu quero saber;
  • eu quero ir;
  • eu quero fazer;
  • eu quero comprar.

Influenciadores

Os influenciadores já vem sendo utilizado há algum tempo e tem uma grande chance de entrar na estratégia de marketing da empresa em 2019. É um ponto importante na estratégia de branding tendo em vista que os influenciadores, principalmente os locais, atingem um nicho altamente segmentado gerando um engajamento maior, ressaltando com mais propriedade os atributos da marca, produto ou serviço.

Lives

A utilização de lives nas mídias sociais não é mais uma tendência é uma realidade. Essas lives consistem em transmissões de vídeo ao vivo via ferramentas como o YouTube Live, Facebook Live, Instagram Live ou plataformas como o Twitch, LiveStreaming e outras. A estratégia de interagir ao vivo com os usuários aumenta o engajamento e proximidade cliente-empresa, quebrando a barreira institucional. O usuário sente-se inserido na rotina, vê os bastidores, comenta e ajuda na criação de novos produtos.

Chatbots

Os chatbots estão virando tendência por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet. Esses robôs servem para interagir com o público de uma maneira que humanos não conseguem. Apesar que eu preferir o atendimento humano, tenho que concordar que esses robôs são muito mais rápidos e já atendem os consumidores de maneira pessoal, alguns até com senso de humor e personalidades próprias.

Resumo

Vocês perceberam que algumas das ações que acredito ser tendência esse ano, já começaram a serem executadas no ano passado. Muitas empresas já testaram a maioria dessas estratégias o que facilita termos uma melhor visão do que se enquadra para cada empresa e perfil de público, basta você ver o que melhor se encaixa na sua estratégia de marketing digital, planejar e executar sempre mensurando os resultados para ver o que melhor performa durante o ano.

Agora é ir pra cima!
Bora trabalhar.

E você? Já planejou as ações de Marketing Digital da sua empresa para esse ano? Independente da sua resposta eu posso te ajudar a criar e a posicionar sua marca na internet e fora dela. Interessou? Fale comigo, clique aqui!